Saiba mais
Você sabia por que o idoso tem maior risco de ter doenças respiratórias ?
O idoso é mais propenso a apresentar problemas respiratórios e a desenvolver insuficiência respiratória (aguda ou crônica) devido as alterações fisiológicas que ocorrem no corpo com o avançar da idade, são essas:
-Diminuição da resposta imunológica
-Estrutura das Vias Aéreas (perda do suporte muscular faríngeo – predisposição a obstrução da via aérea superior e risco de bronco aspiração)
-Alteração do Tecido Pulmonar
-Configuração do Tórax ( Parede torácica: enrijece com a idade +aumento da cifose)
-Tosse
Diminuição da atividade reflexaà risco de aspiração ;
Diminuição de células muco ciliares à tosse menos eficaz
-Menor percepção a falta de ar
Com essas alterações fisiológicas encontradas no sistema respiratório do idoso fica mais propenso a desenvolver doenças respiratórias como a Pneumonia.
A Fisioterapia respiratória ira atuar nessas limitações como prevenção e tratamento para melhorar qualidade de vida do idoso.
Com o papel de retardar ou eventualmente recuperar a inevitável perda de função pulmonar do idoso. Diversas estratégias terapêuticas podem oferecer benefícios, tanto pelo uso de padrões ventilatórios voluntários quanto por equipamentos específicos.
No estudo brasileiro, de Santos et al, publicado em 2013, mostrou o efeito da fisioterapia respiratória em idosos saudáveis pela terapia de incentivador respiratório a fluxo e a volume, evidenciando a melhora da força muscular respiratória, função pulmonar e mobilidade tóraco-abdominal, trazendo contribuições na manutenção da saúde pulmonar do idoso, o que pode reduzir a incidência de disfunções respiratórias e internações hospitalares .
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!